segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cosméticos e a crise


Industria cosmetica diante da crise.


2008 foi o melhor dos anos para diversas indústrias e para a cosmética nao foi diferente.
Com a ascençao da classe D e E, as vendas do mercado de higiene pessoal e limpeza manteve um crescimento sólido e segundo pesquisas, a manutençao e fidelizaçao destas classes serao armas cruciais para qualquer empresa que queira manter seus ativos para os próximos anos.
Sendo o Brasil o terceiro maior mercado do ramo e o segundo na categoria de vendas diretas, setor que tende a crescer em tempos de demissoes em massa e que nao é muito atingido pela escassez de credito, mantém o aumento de vendas no setor e pelo que eu li os investimentos serao mantidos para 2009.
Para se ter uma ideia, os Estados Unidos, maior mercado cosmético apresentou um crescimento de apenas 1,9% no último ano, enquanto o Brasil apresentou aumento de 22.6%. Fazendo minha própria análise, diria que se houver cortes de investimentos e empregos nao serao nos mercados emergentes que vem apresentando ganhos constantes.
A verdade é que em tempos de crise, principalmente de uma recessao global do tamanho desta, os produtos mais sofisticados, perdem espaço, nao pela diminuiçao de consumo da Classe A, mais pelo freio da classe B.
Digamos que é um momento em que os produtos mais baratos passam a ser vistos com outros olhos, o que é uma grande oportunidade para as empresas desempenharem seu plano de fidelizaçao e conquistas de novos clientes.
* Gráfico da revista exame, da qual sou assinante.

2 comentários:

gabriela_barbiee disse...

ainda bem que a crise ainda não chegou em grande força aqui no Brasil!! quero continuar comprando cosméticos de alta qualidade, mesmo que os preços não sejam tão acessivos!
beijos, adorei o blog! :**

Camila Cristina disse...

Gostaria que se possível postasse mais sobre esse assunto!!!